sexta-feira, 13 de setembro de 2019

APÓS DECISÃO DO STF, RUI DIZ QUE DOIS NOVOS PRESÍDIOS FUNCIONARÃO EM BREVE

Foto: Luiz Felipe Fernandez/bahia.ba

     O governador Rui Costa (PT) afirmou que pretende em breve colocar em funcionamento os presídios de Irecê e Brumado, após derrubada de liminar da Justiça do Trabalho, que proibia a contratação de mão de obra terceirizada nas unidades.
    A liminar foi suspensa esta semana pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, a pedido do governo do Estado.
   “Já estamos tomando as providências para colocar os dois presídios em funcionamento o mais rápido possível. O secretário Nestor Duarte está agilizando todas as medidas administrativas”, declarou o chefe do Executivo baiano nesta quinta-feira (12), ao inaugurar a 12ª policlínica regional de Saúde, em Jacobina.
    Toffoli autorizou a terceirização apenas nos dois presídios já construídos, ao considerar que a superlotação no sistema carcerário baiano representa potencial risco à ordem pública.
    O ministro ressaltou que, apesar de sua decisão, é necessário realizar concurso público para sanar a falta de pessoal para administrar os novos presídios.
    O presidente do STF ainda destacou que os dois últimos concursos para o cargo de agente penitenciário não foram suficientes para resolver o déficit de mão de obra no sistema penitenciário.
    “A autorização para o incremento provisório de mão de obra especializada, até a realização de concurso público, não só permitirá a ativação das unidades prisionais de Irecê e Brumado, representando 1.599 novas vagas no sistema penitenciário, como vem demonstrar a preocupação republicana do Estado da Bahia em sanear, ainda que provisoriamente, a superlotação e as precárias condições do cárcere, que atentam contra a dignidade da pessoa humana”, escreveu.
FONTE: BAHIA.BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário