quinta-feira, 10 de outubro de 2019

COMUNICADO


   A Secretaria Municipal da Saúde de Gandu (SMSG) vem a público comunicar à população que, tendo em vista a identificação de três casos confirmados de sarampo; a Sesab (Secretaria Estadual da Saúde) notificou o município sobre a situação de surto da doença, recomendando algumas medidas de prevenção e intensificação da Campanha de Vacinação.
    Devido a essa situação, os eventos públicos que aconteceriam este fim de semana, Dia das Crianças e a Final do Campeonato de Futebol de Bairros, terão que ser adiados, por recomendação dos órgãos de saúde do estado e município, que orientam que em casos de surto da doença, eventos com grande aglomeração de pessoas devem ser evitados .
    A Secretaria informa ainda que está em estado de alerta epidemiológico e que todos os casos já identificados até o momento, estão sendo monitorados e acompanhados tanto pelas autoridades de saúde locais, quanto estaduais.
   Diante da situação, a Secretaria Municipal da Saúde orienta por meio da Vigilância Epidemiológica que as pessoas evitem locais de grande aglomeração de pessoas e atualizem a sua situação vacinal, procurando o Posto de Saúde mais próximo com o cartão de vacinas para regularização.
   A secretaria estará realizando uma força tarefa em toda cidade e nas escolas do município para regularizar a situação das pessoas que ainda não foram vacinadas.
Sobre o Sarampo.
     O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Em casos de complicação da doença, pode deixar sequelas como otites, infecções respiratórias, doenças neurológicas, surdez, cegueira, retardo de crescimento e redução da capacidade mental.
Sintomas.
     Febre, exantema (manchas vermelhas na pele), tosse, conjuntivite, coriza e mal-estar intenso.  O exantema apresenta primeiro em rosto que, em seguida se espalham pelo corpo.
Quem deve tomar a vacina?
     Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, público prioritário.
     As demais pessoas devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo com o cartão de vacinas para avaliação.
    A Secretaria Municipal da Saúde agradece a compreensão da comunidade e se coloca a inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário