quarta-feira, 11 de março de 2020

TEOLÂNDIA: FESTA DA BANANA RECEBE PRÊMIO 'BERIMBAU DE OURO 2020'

Teolândia: Festa da Banana recebe prêmio 'Berimbau de Ouro 2020'

   Com o objetivo de homenagear personalidades ligadas à cultura da Bahia, o prêmio “Berimbau de Ouro” realizou sua 7ª edição, na última quinta (5) e sexta-feira (6), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. 

     A tradicional Festa da Banana foi premiada com o troféu berimbau de ouro,  representada pelo então Diretor de Cultura, Nilton Santos, que também é professor, Coach e analista comportamental.

    Nilton, já está a frente da Festa da Banana há 13 anos, para ele o principal evento em Teolândia já 'é o ápice das comemorações Juninas do Baixo Sul da Bahia, pois se trata de uma comemoração de grande porte, voltado para a valorização do homem e da mulher do campo, e, representação da nossa cultura apresentada numa vitrine hoje conhecida em quase todo o Brasil'.

    "Sou grato a Deus, por ter me permitido viver essa emoção, de representar a minha cidade, de ter o nosso trabalho reconhecido, e de alguma forma ver a nossa cultura sendo referenciada num evento, como esse de premiação do Berimbau de Ouro", disse, Nilton Santos.

   A programação do “Berimbau de Ouro” contou com diversas apresentações, como a da cantora Cilene Tinaut, interpretando a música “Céu de Santo Amaro”; do coral do Instituto Musical Juventude Arte do Recôncavo (IMUJAR), cantando músicas da MPB; do Samba de Enxada da cidade de São Felipe; além de performance de dançarinos e palestras.

     O “Berimbau de Ouro” foi idealizado pelo historiador, designer gráfico e mestre de capoeira Máximo Pereira de Brito Filho, mais conhecido como Mestre Máximo, que integra o Grupo de Capoeira Mangangá, em Salvador. O Prêmio foi criado em 2008, originalmente para homenagear os mestres e destaques da Capoeira no Brasil, sendo considerado uma das premiações mais consagradas da Capoeira no mundo. Em 2013, o “Berimbau de Ouro” passou a ser multicultural. 

FONTE: SULBAHIA1

Nenhum comentário:

Postar um comentário