terça-feira, 28 de abril de 2020

MÚSICO NASCIDO EM IBIRATAIA REPRESENTARÁ O BRASIL NA CAMPANHA INTERNACIONAL CLARINET ANTIVÍRUS


     O clarinetista baiano, Juvino Alves Filho foi escolhido para representar o Brasil na Campanha International Clarinet AntiVírus. A ação em solidariedade as vítimas da Covid-19 reúne 26 clarinetistas de 19 países, nos seis continentes, formando assim a Orquestra Internacional de Clarinete. A música escolhida para campanha que está sendo veiculada em todo o mundo é “A Chegada da Rainha do Sabá”, do compositor Georg Friedrich Händel.
    Natural do distrito de Algodão, município de Ibirataia, Juvino Filho morou em Ipiaú, onde participou ativamente do movimento cultural local, tendo convivido e atuado com artistas como Jorginho Costa, Fauzi Maron, dentre muitos outros músicos, poetas e outros promotores da cultura nesta cidade e região. Juvino Filho é professor-doutor em música da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, e atual presidente do Clube do Choro da Bahia.
     Atuou como clarinetista e solista em diversas óperas, concertos, recitais e shows no Brasil e no exterior. Participou de espetáculos e gravações com importantes artistas, a exemplo de Paulo Sérgio Santos, Mário Ulloa, Antônio Carrasqueira, Cacau do Pandeiro, Luiz Melodia,e Luiz Caldas, dentre outros.
     Foi laureado com o Prêmio Braskem Arte e Cultura e Prêmio Rumos Música Itaú Cultural e é autor do livro “A Clarineta Pelas Bandas da Bahia: O Legado de Manuel Tranquillino Bastos”, além de fundador-coordenador da Banda de Câmara Passo Doble, da Escola de Choro Cacau do Pandeiro. Juvino também é membro e coordenador do projeto CHOROSCOMFUSÃO que trabalha com formação e difusão de música.
     Do seu vasto currículo também constam: Pós-Doutorado em Estudo da Pedagogia Musical Brasileira pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e pela Universidade Nova de Lisboa-UNL/CESEM e Universidade de Aveiro; doutorado em música, com concentração em clarineta, pela Universidade Federal da Bahia-UFBA e especialização em clarineta pela Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart-Alemanha.
     O convite para a participação da Juvino Filho na Campanha International Clarinet AntiVírus, foi feito pelo clarinetista polonês Roman Widaszek que assistiu uma apresentação do instrumentista brasileiro no Festival de Clarinete de Loures, em Portugal. As informações são do Giro Ipiaú/José Américo Castro.
FONTE: BAHIAEMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário