sexta-feira, 22 de maio de 2020

LEVANTAMENTO DO TCM VAI FISCALIZAR GASTOS MUNICIPAIS COM A PANDEMIA

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

    O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) vai fazer um levantamento de todos os gastos que estão sendo realizados pelos 417 municípios do estado relacionados ao controle da pandemia da Covid-19. O objetivo é acompanhar de perto e obter informações sobre os atos praticados pelos gestores municipais, visando estimular o uso eficiente dos recursos públicos.
    De acordo com a Corte, o controles internos das prefeituras têm até o dia 7 de junho para encaminhar respostas solicitadas em questionário, que será disponibilizado no site do tribunal, para coletar informações sobre eventuais contratações para a realização de obras ou prestação de serviços, assim como outros procedimentos executados pelas administrações municipais em relação ao combate à disseminação do coronavírus.
    A partir de então, os dados serão analisados pelas inspetorias regionais de controle externo do TCM, que definirão os processos de acompanhamento e de fiscalização a serem adotados. A iniciativa visa a uma orientação tempestiva da Corte de Contas para proporcionar a tempo, se necessário, correções ou alterações nas ações, no sentido de evitar eventuais prejuízos ao erário. Isto para repelir possíveis sanções quando da análise regular das contas, que ocorrerá em momento posterior.
    O questionário foi dividido em nove grandes blocos, que tratam dos seguintes temas: Ações de enfrentamento à Covid-19; Processo de contratação (licitação-dispensa); Processo de Contratação (execução do contrato); Pessoal; Orçamento público; Lei de Responsabilidade Fiscal; PNAE/PNAN; Auxílio financeiro; Outros.
FONTE: BAHIA.BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário