quarta-feira, 3 de junho de 2020

LIVE BN: VILAS-BOAS PREVÊ CRESCIMENTO DE 70% NO NÚMERO DE CASOS DE COVID-19 EM JUNHO

Live BN: Vilas-Boas prevê crescimento de 70% no número de casos de Covid-19 em junho

    O secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, prevê que a Bahia deve registrar um crescimento de cerca de 70% nos casos do novo coronavírus até o fim do mês de junho. O número representa mais de 10 mil casos. O gestor participou da Live do BN desta terça-feira (2) e afirmou que a previsão é de que o estado atinja o platô, quando o número de casos não cresce durante um período considerável de dias, em cerca de três semanas e que até o fim do mês a Bahia some 30 mil casos do novo coronavírus.

   “Temos previsão desde começo de que estaríamos atingindo o pico, o platô, em meado de junho. Continua de pé.”, disse o secretário, ao ressaltar que o período vai coincidir com os picos históricos de síndromes gripais no país.

    Vilas-Boas ainda falou que não é o momento de dar início a flexibilizações de medidas restritivas. O secretário apontou como um “desafio” “continuar mostrando a importância ainda [das medidas] durante um período adicional”.

    Durante a transmissão, o secretário da Saúde da Bahia falou sobre a adequação e aumento da rede de atendimento no estado. Vilas-Boas adiantou que a pasta ainda deve abrir 300 novos leitos na Bahia nas próximas semanas. Ele comemorou o fato da Bahia estar aguentando bem, sem saturação do sistema de saúde até o momento e do estado não estar perdendo pessoas por falta de leitos hospitalares.

    “Não temos ninguém morrendo por falta de leitos, temos leitos para serem abertos, mas não  temos respiradores para todos ainda”, ponderou durante a conversa com o editor-chefe do Bahia Notícias Fernando Duarte. “Precisamos de tempo para abrir novos leitos de UTI”, acrescentou .

      O secretário falou também sobre o atraso nas notificações de mortes por causa da Covid-19. Segundo Vilas-Boas, o problema foi resolvido pela Sesab. “Pegamos todos esqueletos nos armários, tiramos, publicamos, passamos a vergonha toda, agora está  caminhando dentro da realidade”, assegurou Vilas Boas.

FONTE: BAHIANOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário