quinta-feira, 20 de agosto de 2020

GOVERNO DA BA INICIA PROCESSO PARA IMPLANTAR NOVA BASE CURRICULAR NO ENSINO ESTADUAL

Governo da BA inicia processo para implantar nova base curricular no ensino estadual

   O governo do estado contratou, por dispensa de licitação, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para captação de alguma instituição brasileira credenciada a pesquisar ou desenvolver a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Bahia. A informação foi divulgada na edição desta terça-feira (18) do diário oficial do estado.

   Segundo a publicação, a FGV vai receber R$10.047.166 para contratar uma empresa habilitada para implantar a BNCC no estado “por meio da formação continuada a professores e profissionais da educação, em regime de colaboração com os municípios”.

   Em nota, a Secretaria de Educação (SEC) informou ao Bahia Notícias que os recursos são provenientes do governo federal “e destinados à contratação de uma instituição educacional que apoiará a SEC e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e do Referencial Curricular do Estado da Bahia, por meio de ações orientadas para a formação de professores das redes estadual e municipais”.

ENTENDA A BNCC
    A base nacional foi aprovada em 2018, durante a gestão de Michel Temer. São Paulo foi o primeiro estado a aprovar o novo currículo, no final de julho. Isto aconteceu porque o secretário de Educação em SP, Rossieli Soares, era titular do Ministério da Educação (MEC) à época da aprovação da BNCC.


    A partir destas diretrizes, a base curricular nacional define “o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, de acordo com definição exposta no site do MEC.

    Os conteúdos serão organizados a partir das áreas do conhecimento na formação geral básica: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua estrangeira), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática.

FONTE: BAHIA NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário