quarta-feira, 12 de agosto de 2020

OPAS NÃO VAI COMENTAR VACINA RUSSA ATÉ OMS REVISAR DOCUMENTOS DE PRODUÇÃO

Opas não vai comentar vacina russa até OMS revisar documentos de produção

    A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) preferiu não comentar a respeito do registro da Rússia de uma vacina contra o coronavírus nesta terça-feira (11). A entidade declarou que não vai se posicionar até que a Organização Mundial da Saúde (OMS) revise os documentos produzidos pelos cientistas russos. As informações são do G1. 

   "OMS precisa revisar todos os dados [do governo russo]. Só depois dessa revisão é que será possível dizer que a vacina é eficaz", afirmou o médico brasileiro Jarbas Barbosa, membro da Opas. "A Opas só tomará uma posição dessa ou de qualquer outra vacina depois da análise da OMS", completou.

    Jarbas fez questão de lembrar o procedimento pelo qual qualquer vacina deve passar antes de ser registrada nos órgãos de saúde: as três fases de testes clínicos. "Há todo um processo de revisão técnica", disse ainda.

   "Para que uma vacina seja recomendada pela OMS e que seja adquirida pelo nosso fundo rotatório de vacinas, ela precisa ser pré-qualificada pela OMS, e para isso ela tem que revisar qualidade e eficácia da vacina", informou Barbosa.

    Ainda conforme a reportagem, a Opas revelou que a OMS mantém contato com autoridades russas para analisar os documentos produzidos durante o desenvolvimento e os testes da vacina.

FONTE: BAHIANOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário